terça-feira, 28 de maio de 2013

Desvendando a ¨Escova Progressiva¨

E agora? Qual escova devo fazer? Porquê tantos nomes diferentes? Tem formol?... Enfim, milhares de perguntas surgem, quando se fala de escovas que alisam os cabelos, são tantas que nem sabemos como chama-las ou identifica-las, mas não se desesperem! Primeiramente você precisa saber o que realmente estão colocando nos seus lindos e maravilhosos cabelos, mas pra isso você precisa primeiro conhecer a história do início. Pelo que se sabe um ¨Profissional¨ cabeleireiro da periferia do Rio, teve a ¨Brilhante¨ ideia:  ¨Se formol conserva os defuntos da degeneração, então irá conservar meus cabelos também¨ E mesmo sem saber o que aconteceria misturou, formol, queratina e condicionador de cabelos, testou e viu que aquela gororoba alisava os fios do cabelo após escova-los e prancha-los, e imediatamente ela pensou: ¨Vou ficar ricaaaaaaaa¨ e começou a vender isso como um tratamento mágico em seu bairro, lógico que os resultados ficaram excelentes nas primeiras aplicações desse ¨Milagre¨ isso é fato, mas o que não se sabia é que a continuidade desse procedimento fragiliza o fio, e fazendo jus ao nome ¨Progressiva¨ele progressivamente vai afinando a fibra até eles começarem a se partir começando da ponta, fora o efeito craquelado que ele produz em toda estrutura da haste capilar, sem contar com a toxidade do formol, que quando aspirado pode causar diversas doenças, insuficiência respiratória, e até o óbito. Mas mulher faz tudo pela sua beleza né? Mesmo com os olhos marejados, com respiração ofegante e sufocante, ela diz: ¨Vai lá mete o pau aí, quero é ficar linda nem que seja no caixão¨. Isso tudo tomou grandes proporções, as pessoas começaram a querer saber que ¨Milagre¨ é esse, e a bendita progressiva se popularizou, até uma dona de casa morrer por parada cardio respiratória em 2007. A notícia foi pro Jornal Nacional, e a ficha de muita gente começou a cair. 

Nessa altura muitas empresas já tinham pego a fórmula da tal escova ¨milagrosa¨e fabricado seus lotes de produtos, mas a ANVISA proibiu o seu uso, e passou a fiscalizar melhor, espertamente surgiu a propaganda, ¨0,2% de Formol aprovado pela ANVISA¨ mas 0,2% não alisa cabelo, e os cabeleireiros começaram a reclamar, logo empresas de cosméticos começaram a instruir os cabeleireiros em seus treinamentos para adicionarem mais formol dentro dos seus produtos, que PIADA. Mas essa novela continuou, e inventaram a escova sem formol, realmente formol não tinha, o que tinha era dez vezes pior, o GLUTARALDEÍDO que é muito usado pra esterilizar hospitais, e junto com ele muitos outros surgiram, camuflados com cheirinho de chocolate, morango, baunilha, etc..., logo tentaram uma nova fórmula, e descobriram a CARBOCISTEÍNA, essa isoladamente não alisa os fios, pois a carbocisteína é apenas um dos aminoácidos que compõem a queratina, e só promove a reconstrução dos fios, mas porquê alisa? No início era adicionado Glutaraldeído em conjunto com a carbocisteína, mas depois da sua proibição incluíram o ÁCIDO GLIOXÍLICO, que libera formol quando submetido a temperatura da chapinha, mas alguns artigos o consideram seguro quando associado a carbocisteína, pois ela neutraliza o seu efeito, segundo Mika Yamagushi, uma farmacêutica de São Paulo.

Um grande cuidado que temos que ter também são os gatos vendidos como lebres, como o caso das escovas que contém Hidróxidos ou Tiogligolato de Amônio, vendidas como escovas sem formol. Classificar esses ativos como escova sem formol é um absurdo, pois clientes e cabeleireiros inexperientes usaram esse produto mais de uma vez no mesmo cabelo, julgando ser escova sem formol, e o resultado foi cabelos extremamente danificados e rompimento dos fios, isso porque os Hidróxidos não podem ser processados mais de uma vez no mesmo cabelo, e o Tioglicolato não mais que duas, então cuidado!!! Tudo que tem esses ativos são RELAXAMENTOS E ALISAMENTOS, o que não é ruim se feito com o diagnóstico e processamento corretos. 

Uma novidade do mercado é a Escova com TANINO, que é encontrado vastamente na casca das frutas, nas folhas, no vinho... Sua função é antioxidante e é totalmente natural. Foi lançado no mercado como um produto sem conservantes e com a promessa do liso perfeito, experimentei e confesso que os resultados são espetaculares, o cabelo realmente fica liso, mas como alisa se não possui nenhum ativo capaz de quebrar as pontes de cistina? Bom isso fica pra um próximo post. Até breve!!!

Beijos!!!

Junior Pafume

Nenhum comentário:

Postar um comentário