sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mechas sem Tonalizante?

Hoje em dia está surgindo uma nova onda de propagandas, ¨Mechas sem tonalizantes¨ juntamente com elas surgem muitas dúvidas... O que será melhor? Tonalizar ou não tonalizar? Bom, partindo do princípio da colorimetria, sabemos que os tonalizantes não foram criados pela grande indústria cosmética à toa, tonalizante tem que ser usado sim, mas quando deve ser usado? Vamos do começo.

O processo de descoloração do cabelo, segue da seguinte maneira: Mistura-se pó descolorante com oxidante 3%, 6%, 9% ou 12% de acordo com o diagnóstico do cabelo e o tom a ser atingido, depois de aplicado essa mistura vai agindo no fio, de maneira que os pigmentos ¨melanina¨ vão se dissolvendo, e a estrutura da haste capilar vai ficando com menos massa, pois o processo de descoloração não dissolve apenas os pigmentos, mas acaba dissolvendo também outras proteínas presentes na composição do cabelo, e em alguns casos extremos corroendo as paredes estruturais do fio.
Imagens microscópicas do fio de cabelo. 
1- Fio saudável
2- Fio com pontas duplas
3- Fio danificado com cutículas abertas
4- Fio com perda de cutículas

O objetivo principal da descoloração é apenas despigmentar o cabelo para que possamos entrar com um novo pigmento nesse fio, para que o mesmo não fique oco, opaco e com resíduos de pigmentos pós descoloração. Para isso fazemos o uso do TONALIZANTE, que retira resíduos de pigmentos indesejados, e proporciona um preenchimento do fio com novos pigmentos, dando mais brilho, uma cor matizada, mais pura. Mas porquê muitas pessoas fazem a propaganda de ¨Mechas sem tonalizante¨? O que acontece é que o índice de mechas amareladas e alaranjadas é enorme, devido a uma grande quantidade de profissionais desqualificados no mercado, INFELIZMENTE essa é a dura realidade, que acabam tirando o descolorante do cabelo antes do tempo, pelo medo de danifica-lo, resultado da inexperiência de muitos, e para amenizar o efeito amarelado querem resolver o problema com o tonalizante ou mix, sobrecarregando o fio com pigmentos azuis, violetas e até verdes, para neutralizar a nuance indesejada, em alguns casos isso funciona, mas apenas momentaneamente, pois com as lavagens e a oxidação natural, o cabelo volta para o tom no qual foi descolorido. Toda essa irresponsabilidade profissional acabou gerando nas clientes um ¨medo¨ do tonalizante, e alguns cabeleireiros estrategicamente, foram tirando a palavra tonalizante do vocabulário profissional, até chegar ao ponto da propaganda ¨ENGANOSA¨ das mechas sem tonalizante. 

Muitos profissionais cabeleireiros, sabem que é possível sim fazer mechas/luzes sem tonalizante, isso em cabelos com feomelanina, presente apenas em cabelos mais claros, loiros naturais. Esse tipo de cabelo quando descolorido apresenta geralmente um fundo de clareamento mais acinzentado, sem pigmentos avermelhados ou alaranjados, pois possuem naturalmente uma pigmentação mais fria, logo depois de descoloridos os fios já ficam com uma nuance aceitável, mas para os olhos especializados de um bom profissional, esse cabelo mesmo estando em um tom bonito, fica sem brilho, e sem objetivo final. Minha opinião é que TODOS os cabelos precisam ser tonalizados para atingir a nuance perfeita, de acordo com o objetivo a  ser alcançado, por exemplo: Nem todas pessoas podem ter mechas cinzas ou muito brancas, tudo dependerá do seu tom de pele, se sua pele é muito branca e suas mechas também forem brancas, o resultado será uma fisionomia pálida e mórbida, salvo se o trabalho pedir algo conceitual, algo com conceito de polar, que remete ao frio ou algo parecido. Logo o tonalizante entra como o toque final do profissional visagista, que irá colocar em harmonia a nuance do cabelo, com o tom de pele, e a proposta a ser atingida.

Existe também o pó descolorante já pigmentado, que dispensa em alguns casos o tonalizante, pois o pigmento já vem na composição do pó, mas não considero isso como forma de tonalização, porque os pigmentos incluídos no pó descolorante só ajudam a eliminar os tons alaranjados no momento da ação do descolorante. Outra opção são os pigmentos acrescentados na mistura do descolorante, como o Cool Lift da Schwarzkopf que proporciona rapidamente um efeito platinado as mechas.

Baseado nas experiências do dia a dia, nas especializações em cursos de colorimetria, e na principal evidência que é a fabricação de tonalizantes e mix para a finalidade de matização de mechas, concluo que é necessário a utilização de tonalizante para encontrarmos a matiz perfeita para um cabelo perfeito.

Até a próxima!!!

Junior Pafume

Nenhum comentário:

Postar um comentário