quarta-feira, 5 de junho de 2013

Princípios da coloração

Colorir os cabelos não é uma tarefa tão simples como se pensa, simplesmente comprar uma tinta no supermercado, não fará com que você fique com a cor exposta na propaganda da caixinha, mas o que é necessário para se ter um cabelo com a cor desejada? É necessário conhecimento da cor original do cabelo a ser pintado, a cor que se deseja chegar, para então concluir qual tinta será usada. Partindo do princípio que todo o cabelo já possui alguma cor natural, com exceção das pessoas que possuem 100% de cabelos brancos, iremos saber quantos tons são necessários clarear ou escurecer pra se atingir  a cor esperada.

O cabelo humano virgem (sem coloração artificial), possui características próprias, variando de pessoa para pessoa. Existem basicamente dois tipos de pigmentos:

DIFUSO: Cabelo com Feomelanina que variam do amarelo claro ao avermelhado.

GRANULADO: Cabelo com Eumelanina que variam do avermelhado ao preto intenso.

O diagnóstico da cor do cabelo pode ser feito com o auxílio da tabela de cores
1- Preto intenso
2- Preto
3- Castanho escuro
4- Castanho médio
5- Castanho claro
6- Louro escuro
7- Louro médio
8- Louro claro
9- Louro claríssimo
10- Louro ultra claro

Um segundo conceito que temos que conhecer é quantos tons de clareamento as tintas e oxidantes oferecem. Segue uma tabela base para análise:


Altura de tom das

cores utilizadas

Grau de clareamento

Fundo natural ideal

máximo
1
Preto
Mordançagem
1 – 2 – 3
2
Moreno
Mordançagem
1 – 2 – 3
3
Castanho escuro
½ tom
2 – 3
4
Castanho
1 - 1 ½ tons
2 – 3 – 4
5
Castanho claro
1 ½ - 2 tons
3 – 4 – 5
6
Loiro escuro
2 tons
4 – 5 – 6
7
Loiro
2 - 2 ½ tons
5 – 6 – 7
8
Loiro claro
2 ½ - 3 tons
5 – 6 – 7 – 8
9
Loiro claríssimo
3 tons
6 – 7 – 8 – 9
10
Loiro ultra claro
3 - 3 ½ tons
7 – 8 – 9 – 10

* Mordançagem - Nesse caso apenas efeito de pigmentação, sem alteração de tom. Existe uma técnica chamada de Mordançagem que serve para uma cobrir cabelos brancos muito queratinizados, ou cabelos despigmentados por excesso de química.

Tabela de oxidantes ( Peróxido de Hidrogênio ) 

10 VOLUMES: Para escurecer 1 tom e pintar cabelos descoloridos ou tom sobre tom.
20 VOLUMES: Para cobertura de brancos, colorir tom sobre tom, clarear de 1 a 2 tons.
30 VOLUMES: Para clarear de 2 a 3 tons.40 VOLUMES: Para clarear de 3 a 4 tons.

Utilizar os superclareadores para clarear mais de 4 tons. Em bases 1 (preto) 2 (castanho) e 3 (castanho escuro), os pigmentos são mais numerosos, então o clareamento geralmente será meio tom mais baixo. Exemplos: Oxidante de 20 VOL clareia aproximadamente 1 ½, Oxidante de 30 VOL clareia aproximadamente 2 ½

Pronto agora sabemos o básico para colorirmos um cabelo, no que diz respeito a altura de tom, agora vamos conhecer um pouco dos reflexos que esses tons oferecem. Existem mais de um tipo de numeração, isso varia de acordo com a marca, mas vou passar a mais utilizada onde 90% das marcas usam. Se observarmos as embalagens das colorações veremos numerações como 5.1 , 7.1 , 8.0 , 9.3 , 6.66... mas o que significam essas numerações? Iremos conhecer agora!!!

Ex: 7.31

     7- O primeiro número sempre será a altura de tom, nesse caso o louro médio.
     3- O segundo número é o reflexo principal, o que irá aparecer mais, nesse caso é o dourado.
     1- O terceiro número é o reflexo secundário, nesse caso o cinza.

Sabemos então que o 7.31 é o Louro médio dourado acinzentado. Segue abaixo uma sequência com as nuances e seus pigmentos.

1- Cinza (Azul)
2- Irisado (Violeta)
3- Dourado (Amarelo)
4- Cobre (Laranja)
5- Acaju (Vermelho/Violeta)
6- Vermelho (Vermelho)
7- Mate (Verde) ou Marrom em outras marcas

O reflexo secundário reforça o principal.
Ex: 5.44 - Castanho médio acobreado INTENSO
      7.00 - Louro médio INTENSO

Se no reflexo principal aparecer um ZERO antecedendo um reflexo, isso significa que ele está atenuando tal reflexo.
Ex: 8.01 - Louro claro cinza NATURAL
      9.03 - Louro claríssimo dourado NATURAL

Precisamos saber também sobre as bases, e para que elas servem. Base é toda coloração que apresentar a numeração .0 por exemplo: 1.0 , 4.0 , 9.0... Essas colorações são voltadas para uma cobertura de cabelos brancos, e pode ser usada juntamente com uma coloração que apresente um reflexo, fazendo a mistura das duas.

Ex: 30g de 7.0 + 30g de 7.1 / 60ml de Ox. 30vol

Com essa mistura conseguiremos uma eficiente cobertura de brancos, e também levaremos um tom cinza pro cabelo que ajuda na eliminação dos tons alaranjados.

Conheceremos agora um pouco sobre cores complementares. Cor complementar é aquela que é o extremo oposto da outra na estrela de Oswald. Ex:




Como vocês podem ver, o tom violeta é a cor complementar do amarelo, e misturados os dois na mesma proporção existe um anulamento de cores resultando em um marrom gris. A estrela de Oswald é muito utilizada em técnicas de matização de mechas e mudanças radicais de cores.

Isso é o BÁSICO para se conhecer sobre coloração, colorir os cabelos é uma tarefa que só pode ser executada por um profissional capacitado em colorimetria, nunca aconselho a ninguém colorir os cabelos em casa, pois temos diversos casos de cabelos com cores indesejadas para serem consertadas em nosso salão, o barato quase sempre sai caro, por isso cuide do seu cabelo enquanto ele é saudável, pois a recuperação de um cabelo danificado é algo muito caro e nem sempre reversível.

Até nosso próximo post!!! Beijos!!!

Junior Pafume.







Nenhum comentário:

Postar um comentário